Um serralheiro está para o metal (ferro, cobre, alumínio, entre outros) como um marceneiro está para a madeira. Ele é um profissional especializado no corte, dobra, soldagem, montagem, medição, acabamento e pintura de estruturas metálicas. Desta maneira, se o seu objetivo é adquirir um objeto feito de maneira artesanal utilizando metais, então o serralheiro é a sua pessoa. 

Mas, como vamos saber se um serralheiro é confiável ou possui um nível de experiência satisfatório para produzir o que nós precisamos? Nós da Hiperferro temos algumas dicas que podem fazer com que você ache o profissional adequado e evite entrar em uma roubada; afinal, como em todos os mercados, a serralheria não está livre de maus profissionais e charlatões. 

 

Dica 1: Desconfie de preços muito abaixo do mercado. 

Isso vale para quase qualquer tipo de profissional autônomo. Um serralheiro experiente sabe exatamente quanto tempo, material e mão de obra vai precisar para produzir uma peça para o cliente. Se já estiver há muito tempo no mercado, ele saberá que preços muito baixos não compensam as horas de trabalho e oferecerá um preço justo. Se você não souber qual seria o preço de mercado, então uma outra dica seria... 

 

Dica 2: Peça pelo menos 3 orçamentos. 

Esta dica liga-se diretamente à primeira. Sempre peça mais de um orçamento e compare-os uns com os outros. Se algum deles possuir um preço absurdamente menor, então pode ser que ele não saiba muito bem o que está fazendo, ou pior: usará materiais de qualidade inferior. 

 

Dica 3: Preste atenção no atendimento. 

Pode parecer básico, mas muitas pessoas não levam isso em consideração. Um bom profissional vai prestar um atendimento de qualidade. Ele pode dar ideias, sugerir para você algumas alterações no projeto que podem baratear os custos ou dar mais agilidade no processo, além de estar muito mais disposto a fazer correções e alterações no projeto concluído. Profissionais ruins irão jogar o produto no seu colo e estarão interessados apenas no dinheiro. Tente sentir se ele está mais interessado no pagamento ou em te entregar algo que vá lhe deixar satisfeito. 

 

Dica 4: Qualificação. 

Serralheria não é um trabalho simples e exige treinamento e experiência. Não é qualquer pessoa que consegue fazer o que um serralheiro faz, especialmente se nunca foi treinado para isso. O SENAC e outras instituições oferecem ótimos cursos de serralheria, além de algumas empresas. Procure saber se o serralheiro se formou em algum curso e, se possível, peça para ver um portfolio de trabalho. Muitos serralheiros não mantêm portfolios, então um Instagram com algumas fotos de seu trabalho ou mesmo fotos avulsas salvas em seu celular podem dar conta do recado. 

 

Dica 5: Peça indicações. 

Procure saber com amigos ou colegas de profissão se eles podem indicar um serralheiro de confiança. A Hiperferro disponibiliza em seu site uma aba de profissionais serralheiros que trabalham em parceria conosco há muitos anos e que indicamos o trabalho. Saiba mais sobre isso clicando aqui. 

 

Esperamos que este post tenha te ajudado, de alguma forma, a contratar um profissional com mais segurança e confiança. Deixe abaixo nos comentários que outros temas vocês gostariam que abordássemos.