Você alguma vez já pensou ou falou alguma dessas frases?
“Poxa, está faltando alguma coisa nessa sala!”, “Esse quarto vive desarrumado!” ou ainda “Eu nunca encontro as coisas nesse armário!”. Se sim, esse texto é para você!
Confira 8 dicas que vão te ajudar a ter um olhar diferente para os cômodos da sua casa e a arrumá-los de forma mais apropriada.

1 Escolha um ambiente por vez

Não adianta querer mudar tudo de uma vez! Faça uma lista dos compartimentos que precisam de mudanças e defina uma ordem de prioridade. Escolha um ambiente, planeje as mudanças dele e depois aplique essas dicas para os demais locais.

2 Mergulhe no ambiente

Escolhido o ambiente, observe atentamente os elementos que compõem ele: os que ocupam mais espaço e os que ocupam menos espaço. Repare nas cores, texturas. Caminhe, sente, levante, simule os caminhos que você costuma fazer nele. Perceba o ambiente, perceba-se nele.

Pergunte-se:

“O que eu mais gosto aqui? O que eu não gosto?”
“O que facilita e o que atrapalha na minha rotina?”
“O que é confortável e o que não é?”
“Isso aqui combina com aquilo ali?”
“O que está aqui, realmente deve ficar aqui? Devo me desfazer, mudar de posição ou realocar em outro cômodo?"

Faça uma análise do ambiente e veja o que realmente deve sair ou permanecer. Muitas vezes, guardamos móveis ou objetos nas nossas casas com os quais não temos laços afetivos, que não contribuem na funcionalidade do nosso dia a dia e que, às vezes, nem tão bonitos são.

3 Encontre os espaços vazios do seu ambiente

Após o mergulho, agora você tem mais consciência do seu ambiente. Escolhendo o que vai permanecer e o que vai sair, você será capaz de identificar os espaços vazios. Pode ser que estes já estejam ali não sendo utilizados, que tenham surgido com o que saiu, ou ainda, aqueles que aparecem quando você troca os móveis de posição. Nessa etapa, se precisar, use uma trena, ou fita métrica para te ajudar a medir os móveis e prever se eles podem ser mudados de lugar.

4 Reorganize os móveis

Para muitas pessoas, modificar o layout dos móveis traz aquela sensação de renovação, aquela sensação de casa nova! Mas não necessariamente você precisa fazer isso. Lembre-se que mudar as coisas de lugar, consiste também em alterar um pouco das rotas que você faz dentro de casa e sim, isso impacta na sua rotina e na forma como você já está acostumado a executar as coisas. Então, vamos com calma.

Atente-se para os espaços de circulação, que são os que ficam junto às portas e corredores que ligam vários ambientes. O ideal é que não tenha móveis por perto e nem prateleiras suspensas com alturas que possam provocar acidentes. Aqui você pode utilizar quadros nas paredes e uma iluminação de teto que proporcionem sensações agradáveis ao passar ali.

Outra coisa importante é notar a posição de tomadas, de instalações elétricas e hidráulicas. Seus eletrodomésticos precisam continuar sendo usados e você não vai querer tropeçar constantemente em alguma extensão elétrica no meio da sua casa.
Se for furar paredes, tenha a certeza de que não tem perigo de acertar bem no meio de um tubo elétrico ou hidráulico. Isso pode ser perigoso e também gerar custos não planejados.

Por último, observe a entrada de ar e de luz no ambiente. Evite colocar assentos, mesas de estudo e trabalho em locais muito distantes da entrada de luz e de ar ou também muito próximos. Isto vai impedir papéis constantemente voando e a luz do sol diretamente no seu rosto em algum momento do dia.

5 Use nichos ou prateleiras suspensas

Nichos e prateleiras são ótimos itens para quem deseja deixar o piso mais livre. Você pode colocar neles: livros, vasinhos de plantas, porta-retratos, luminárias, dentre outros objetos pequenos. Além disso, dão um toque especial na composição visual das paredes. Você pode explorar diferentes formas e montar decorações criativas nos diferentes ambientes da sua casa. Usar materiais como aço e madeira está super em alta para esse tipo de mobiliário.

6 Tenha organizadores para gavetas ou estantes

Costuma ter objetos que nunca tem lugar fixo, que frequentemente se perdem pela casa ou até mesmo dentro de uma gaveta?
Uma solução para este problema é usar organizadores de diferentes tamanhos para suas gavetas e estantes. Você pode organizar cada recipiente por grupos: um para itens de papelaria, outro para livretos, outro para canetas, outro para carregadores, e assim por diante.

7 Utilize o espaço embaixo da escada

Tem escada na sua casa? O espaço abaixo dela já é utilizado?
Você pode fazer um jardim, um espaço para leitura, uma adega, uma cristaleira, colocar uma estante ou uma mesinha. Há muitas opções, explore sua criatividade!

8 Contrate um profissional

Aplicou todas as dicas, porém ainda assim percebeu que falta algo que complemente o design da sua casa? Contrate um Arquiteto para planejar uma nova ambientação ou até mesmo um projeto de reforma de ambientes.

Espero que essas dicas possam ajudar você a tornar sua casa mais confortável, organizada, funcional e bela! Obrigada por ler até aqui. Até mais!

Texto por: Valécia Bessa
Instagram: @umtantoarquiteta