DECORAÇÃO EM ESTILO INDUSTRIAL: ELE É PRA VOCÊ?


O estilo industrial, ou design industrial para alguns, foi criado em Nova York, em meados dos anos 70 quando a supervalorização das moradias tradicionais fez com que as pessoas e em especial os artistas tivessem de procurar galpões e o sótão de edifícios industriais para fazer deles sua moradia e/ou estúdios. De uma necessidade preenchida, nasceu um estilo de decoração ímpar e que se tornou atemporal.

Uma das grandes características do estilo industrial é o seu traço sustentável. Diversos objetos e materiais são reaproveitados para compor a decoração e o ambiente e o que poderia ser considerado velho ou inútil passa a se tornar descolado e contemporâneo. O design industrial depende muito da criatividade do decorador e do morador, então ser uma pessoa que valoriza e/ou é criativa seria o primeiro passo para se dar bem com este estilo.

Outra característica importante do Design industrial é o aproveitamento de espaços. Salas viram cozinhas, quartos viram salas de estar e tudo mais que puder ser imaginado. Este estilo também faz com que os ambientes quase não tenham paredes entre si, talvez vigas ou pilastras, mas paredes somente em ambientes que exigem um certo grau de privacidade, como o banheiro ou uma suíte. Sendo assim, pessoas que casam bem com este estilo também acabam sendo pessoas ecléticas e muito adaptáveis.

Alguns outros traços do Design industrial seriam:

Portas e Janelas Largas:

As fábricas e depósitos têm o costume de ter portas e janelas largas. Não somente pela quantidade de incêndios neste tipo de prédio que aconteciam em Nova York, mas também por conta da entrada de iluminação e passagem de pessoal e maquinário. Quando as pessoas passaram a morar nestes sótãos, elas acabaram levando este traço para o estilo.

Encanamentos e Tijolos Aparentes:

Não havia sentido em rebocar ou pintar as paredes dos galpões e, por uma questão de economia, os moradores também não o faziam, deixando os tijolos e encanamentos à mostra. Na verdade, se tudo fosse sempre limpo e higienizado, ratos e baratas não infestariam o lugar então cabia aos inquilinos manter o lugar limpo para não precisarem se preocupar com estas pestes que se aproveitam de encanamentos. Hoje, paredes de tijolos são consideradas um charme em diversas partes do mundo e passou a fazer parte deste estilo.

 

Espaços Amplos e pé-direito alto:

A origem industrial já adianta um nível de praticidade para o ambiente. Semelhante a estrutura dos galpões industriais, os ambientes que seguem este estilo são amplos e funcionais, planejados para integrar os espaços de convivência com muito charme e praticidade. Sem paredes para isolar as pessoas, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço, ideal para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo. Partes típicas da estrutura como pés-direitos altos e grandes janelas proporcionam boa iluminação natural e circulação de ar.

Esses efeitos são ampliados pelas plantas livres, sem divisões físicas entre os ambientes, garantindo espaços mais abertos.

Uma das melhores maneiras de trabalhar bem estes detalhes do Design Industrial é a contratação de um bom serralheiro para que os detalhes fiquem da maneira como você quer. Se você não conhecer nenhum, eis aqui uma lista de serralheiros que trabalham com nossos produtos e possuem experiência.