DECORAÇÃO COM PLANTAS: COMO E PORQUÊ FAZER?

A decoração com plantas, além de dar uma beleza natural ao lugar, deixa-o mais delicado e aconchegante. Ela também tem vários outros benefícios, sendo os mais relevantes a conexão com a natureza, o perfume que fica pela casa, a melhora na qualidade do ar, a redução dos níveis de estresse, além de aumentar a produtividade e estimular a criatividade. Marilda Lipp, diretora do Centro psicológico do controle do estresse, fala que: "Manter contato direto com a natureza nos dá uma sensação de plenitude emocional. Dedicar-se ao cultivo das plantas e ao tratamento das flores ajuda na homeostase, no alcance do equilíbrio."

No mercado atual de design de interiores, a decoração com plantas está em alta e sendo bastante procurada. Cada vez mais pessoas estão aderindo a esta “moda”, tendo em vista que o ecologicamente correto e a sustentabilidade, além da preservação ambiental e da busca por uma vida mais saudável estão muito em voga. Porém, você sabe como escolher os suportes e plantas ideais para sua casa? Se a resposta é “não”, então vem com a gente que nós vamos abordar tudo sobre o assunto.

Para cultivar plantas no interior de uma casa são necessários suportes. Eles servem para auxiliar no cuidado, ter certa facilidade em deslocá-las para poder posicionar em vários lugares, e também para a organização das suas plantinhas. Entretanto, atualmente esses suportes ganharam bastante espaço por serem uma ótima opção de decoração, devido a sua funcionalidade e estética. No mercado, o que não faltam são opções de todas as formas e tamanhos… além, é claro, de sempre existir a opção de contratar um serralheiro e customizar os seus.

Na hora de fazer a escolha do seu suporte, invista nos que combinam com a decoração da sua casa, porém os mais modernos, práticos e que se encaixam em qualquer lugar são os suspensos, os de parede e os de chão para apoiar vasos. Ainda na escolha do suporte é interessante levar em conta o material de que ele é feito. Duas boas opções são o aço e o ferro. Eles são de alta qualidade, resistentes e duradouros, além de serem discretos, modernos e diferenciados. Se você quiser saber mais sobre as vantagens de usar aço e ferro, confira este conteúdo que pode te ajudar bastante.

Já no momento de escolha das plantas, você deve levar em consideração principalmente o tamanho e os cuidados necessários que ela vai precisar. Caso sua vida seja agitada, observe com que frequência ela precisa ser regada e adubada, e veja se ela se encaixa no seu dia a dia.

É importante também considerar espécies que combinam com sua decoração e onde deve ficar cada tipo de planta de acordo com suas necessidades, cores e tamanhos. Dessa forma sua casa consegue transmitir frescor, tranquilidade, leveza e charme natural.

 

Texto por: Gabriela Sousa - Estudante de Arquitetura (UNIFAMETRO - CE)
Instagram: @gabysousam