A Arquitetura para pets é uma tendência arquitetônica que visa projetar espaços ou móveis especiais para o seu animal de acordo com as necessidades dele, sem deixar de lado o conforto e a beleza. É uma área que cresce cada vez mais no mundo todo, e de acordo com o levantamento do Euromonitor International, o Brasil se tornou o segundo país com maior mercado de produtos pet.

Uma pesquisa feita pelo IBGE mostra que quase 48 milhões de lares brasileiros têm cachorros ou gatos, e para a maioria das pessoas que têm esses bichinhos em casa, eles já se tornaram parte da família. Portanto, é essencial que eles tenham comodidade, bem-estar e um ambiente apropriado para viver, assim como nós.

No mercado atual existem várias opções e ideias de camas, casinhas, e até mesmo móveis adaptados para seu pet, porém você precisa prestar atenção no tamanho e no conforto antes de comprar ou mandar produzir, afinal, eles também necessitam desses cuidados. Mas você sabe porquê é importante que seu animalzinho tenha um "cantinho" só dele? Os principais motivos são privacidade, segurança, tranquilidade e também é um lugar para descanso, além de garantir a felicidade do seu bicho de estimação.

Privacidade é crucial para todos nós e para eles não seria diferente. Os animais costumam ficar esgotados e aborrecidos com o excesso de convívio e se não tiverem seus momentos de silêncio e paz. Obviamente que existem animais mais sociáveis que outros, porém, como têm sentidos muito aguçados, cães e gatos costumam se perturbar mais facilmente que os seus donos com barulhos ou outras interferências do ambiente.

Na sua própria caminha ou casinha, seu pet irá se sentir em segurança, tendo o local como um "refúgio". Todos os animais na natureza possuem tocas, especialmente felinos e canídeos, que são animais territoriais. Além disso, um canto só dele, devidamente limpo e cuidado irá proteger a sua saúde, evitando que ele descanse no chão, afastando a presença de várias bactérias, além de poeira e outros malefícios.

A tranquilidade do espaço próprio para o animal evita que ele fique menos agitado e menos aberto a fazer bagunças pela casa, pois na maioria das vezes isso acontece devido ao estresse. Cães estressados têm mais tendência a se tornarem desafiadores, fazendo as necessidades em locais errados ou roendo móveis, enquanto gatos tornam-se mais rabugentos.

Todos sabemos o quanto o descanso é importante tanto para os seres humanos quanto para os animais. Por isso é recomendado que seu pet durma bem, sem interrupções, regularmente, e de preferência em um lugar próprio e confortável para ele.

Sendo assim, seu animal de estimação irá transbordar felicidade com esse espaço especial só dele e cheio de benefícios.

As tendências da Arquitetura para pets no mercado atual são móveis e objetos no estilo minimalista, que além de ser moderno e sofisticado, também deixa o ambiente mais agradável para seu animal, devido ao design ser mais aberto e, consequentemente, mais ventilado. Uma boa opção é apostar nas peças de ferro, por conta de suas vantagens, que são durabilidade, resistência, uma variedade de modelos e tamanhos, além de serem bastantes funcionais, se adaptarem a vários locais, e trazerem mais segurança para seu pet.

Também é importante atentar para a instalação destes objetos. Se houverem pontas de metal, é interessante protegê-las com borrachas, para que o bichinho não se fira. Porém, a melhor maneira é pedir para o serralheiro serrar todas as pontas. Usar uma camada protetora sobre o ferro também é importante, evitando a ferrugem e impedindo acidentes ainda piores.

Gostou? Então compartilha com seus amigos que amam seus pets!

 

Texto por: Gabriela Sousa
Instagram: @gabysousam