Quando falamos de gestão, estamos falando especificamente do verbo Gerenciar. Logo, falar de gestão não faz sentido algum se você não tiver um gerente para planejar e executar. E como uma empresa divide-se em diversas áreas, diversos gerentes se fazem necessários, ou, ao menos, alguém que assuma as responsabilidades gerenciais de mais de 1 setor. Apesar de que todo tipo de setor ou operação exija uma atividade gerencial, vamos nos focar neste post em apenas 3 delas: Financeira, Comercial e de Marketing.

A Gestão Financeira é responsável por controlar os custos, gastos, investimentos e todo o tipo de receita da empresa. Em suma, uma boa gestão financeira reduz os gastos da empresa, maximizando seus lucros.

A Gestão Comercial cuida da parte da comercialização do produto ou serviço da empresa. É de responsabilidade dela gerir os recursos da empresa para que a mesma consiga entregar o produto ou prestar o serviço com a qualidade esperada. Manter os prazos e honrar os acordos, assim como a primeira parte do relacionamento com o cliente.

A Gestão de Marketing, por sua vez é responsável pelo relacionamento da empresa com o seu mercado atual. O posicionamento da empresa, seus objetivos a nível de mercado e a maneira como a empresa é vista pelo público em geral passa por esta gestão.

Algumas destas práticas se aplicarão a todos os tipos de gestão, outros, serão mais específicos.
Sem mais delongas, vamos às práticas:

 

 

 

01- SALVAR CAPITAL: 

 

É de extrema importância que a empresa mantenha o máximo de recursos “dentro de casa” sempre que puder. Descapitalizar uma empresa é entrar numa zona de risco que pode muitas vezes ser comparada à uma aposta. Apesar de pagamentos à vista gerarem um certo desconto, muitas vezes eles geram um risco que pode chegar a quebrar as empresas. Um exemplo foi a Pandemia de 2020, onde muitas empresas se descapitalizaram e por conta dos decretos governamentais, acabaram fechando as portas por terem se livrado de seu capital e a pandemia ter sido imprevisível. Sendo assim, muitas vezes, parcelar ou mesmo recorrer à Linhas de crédito podem fazer a diferença entre manter as portas abertas ou fechá-las. Se você quer saber mais sobre Linhas de Crédito para empresas, clique aqui.

 

 

 

02- TRIANGULAÇÃO DE ORÇAMENTOS:

 

Constantemente os gestores se deparam com situações de contratação de serviços ou compra de produtos. Neste caso, é muito importante triangular os orçamentos, ou seja, fazer um comparativo com pelo menos 3 deles, nunca menos que isso. Sempre tenha em mente que você nunca receberá todos os orçamentos que pedir. Muitas empresas são desorganizadas e não respondem a todos os e-mails de orçamentos, ou então julgam que o seu pedido de orçamento não é compatível com o nível mínimo de atendimento deles. Sendo assim, sempre peça para o dobro de empresas os orçamentos do que gostaria de receber. Se pretende analisar e comparar 5 orçamentos, peça 10, e assim por diante.

 

 

 

03- A MATEMÁTICA É SUA AMIGA:

 

Apesar de muitas pessoas terem pavor de matemática, o fato é que é impossível se fazer uma boa gestão sem números, dados e planilhas. As chances de que um planejamento falhe se for baseado em números é muito menor do que um plano feito no “feeling”. Quando você traça um plano com base em dados, o histórico dos dados de uma empresa serve como alicerce para o plano e normalmente os cenários mercadológicos tendem a se repetir e a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. 

 

 

 

04-  O “ACHISMO” NÃO É SEU AMIGO:

 

De maneira contrária a matemática, muitas pessoas tentam traçar planos em “achismos” e palpites pessoais. Isso costuma funcionar tão bem quanto navegar sem uma bússola. Desde a data do lançamento de uma promoção até o preço de um produto, tudo deve ser baseado em dados e fatos. O mercado deve ser estudado, a concorrência analisada, a sua equipe da ponta escutada; até mesmo o Google deve ser consultado, já que é um banco de dados mundial e gratuito, para só então se tomar uma decisão. Em diversos segmentos, especialmente no setor de marketing, todas as pessoas terão uma opinião. Lembre-se de ouvir a todos, mas escutar somente aos que convém e dar atenção somente ao que convém e baseiam-se em informações coerentes e não em opiniões pessoais.

 

 

 

05- UTILIZE E CONTRATE FERRAMENTAS:

 

Desde o começo da humanidade, o homem faz uso de ferramentas. Ter uma ferramenta é ter algo que facilite uma função de certa forma. Seja uma faca de pedra para cortar a carne ao invés dos dentes ou uma plataforma virtual que agilize e organize suas tarefas, você deve sempre fazer o uso de ferramentas para gestão. Existem diversos tipos de ferramentas gratuitas no mercado e, por uma questão de custos, às vezes estas acabam suprindo a sua necessidade. Porém, se uma ferramenta se mostrar muito essencial e for paga, a empresa deve considerar este custo nos seus custos operacionais ou de desenvolvimento. Ferramentas de gestão são mais úteis quando concentram tudo numa só ferramenta. Fuja de ferramentas que realizam só metade do trabalho. Isso porquê você terá de contratar outras e certas integrações além de poderem ter bugs e problemas, fatalmente acabam gerando dois custos, tendo suportes diferentes, exigindo treinamentos distintos, etc.

 

 

 

06- INVESTIR EM TREINAMENTOS:

 

Conhecimento é poder, já dizia o sábio. Muitos gestores crêem que “gastar dinheiro” com o aprimoramento dos colaboradores pode ser algo ruim pois faz com que os colaboradores procurem oportunidades melhores de trabalho, porém, isto é um pensamento muito errado. Partindo-se do pressuposto que as empresas devem buscar a excelência e que funcionários mais competentes e treinados trazem mais excelência, o investimento em treinamentos é realmente um INVESTIMENTO, e não um gasto, tendo em vista que alcançar a excelência exige recursos que irão ser colhidos mais para frente.

 

 

 

07- INTEGRAÇÃO DE SETORES:

 

Os setores devem conversar entre si. Bons gestores mantém boas relações com outros setores, além de estarem constantemente informados sobre setores além do seu. Isso porque, a empresa assim como um organismo vivo, precisa que todos as suas áreas conversem e estejam em harmonia entre si. A equipe comercial dificilmente conseguirá fazer vendas mais assertivas se a equipe de marketing não se comunicar e passar as informações sobre o que está sendo feito a respeito do público. Assim como a gerência financeira não vai conseguir ter as previsões de lucros se não souber como a equipe comercial tem vendido e, por fim, a equipe de marketing dificilmente vai conseguir realizar suas campanhas e executar o planejamento se não souber da equipe financeira como será a verba do semestre… e estes são apenas alguns exemplos. Faça com que os gestores tenham reuniões, conversem entre si, almocem juntos, etc. O Brainstorming entre eles pode sugerir diversas soluções para a empresa onde, individualmente, nunca conseguiriam.

 

 

 

08- RECONHECIMENTO:

 

Diversos gurus modernos apresentam as diferenças entre “ser um líder” e “ser um chefe”. Apesar de muitos destes argumentos serem meros vendedores de livros e treinamentos online, o fato é que o Reconhecimento sempre é um deles. Os colaboradores sempre estão em busca de algum tipo de reconhecimento e isso vai mais do que o famoso “tapinha nas costas”. Reconhecimento pode vir em diversas formas, como avançar no plano de carreira, salários, comissões, premiações, elogios, férias prolongadas e o que mais a empresa puder pensar. O mais importante é que o gestores saibam reconhecer o esforço e os méritos da sua equipe, assim como as falhas devem ter a sua consequência, as vitórias devem ter os seus louros. Isso faz com que as metas possam sempre ser superadas e que os colaboradores escapem da mesmice.